Devocional - Gênesis 24
" Respondeu ela: Bebe meu Senhor. Então , prontamente, abaixou o seu cântaro para a mão e lhe deu de beber." Gênesis 24: 18
Abraão já idoso pediu-lhe um servo que jurasse que iria à terra de Abraão , de sua parentela e dali tomaria mulher para seu filho Isaque. E lá, aquele servo sem saber o que aconteceria, se ajuntou em um poço à hora em que as mulheres saíam a tirar água.
Ele orou ao Senhor pedindo: "... Senhor, faze pois que a moça a quem eu disser: Abaixa o teu cântaro, peço-te, para que eu beba, e ela responder: Bebe, e tbm darei de beber aos camelos, seja aquela que designaste para o teu servo Isaque." (vers.14)
E antes que acabasse de orar, saía Rebeca com o seu cântaro sobre o ombro.
O que me chama a atenção aqui é o que o servo de Abraão coloca diante do Senhor. Através daquele simples ato que a moça aceitasse, ele poderia ver o seu caráter - de serva, moça que se preocupa, gentil...
Ele não colocou em prova: A moça que vier com o cântaro mais bonito, ou a moça mais bem arrumada, ou qualquer outra coisas. Ele pensou em servidão, prontidão, algo que revelasse o caráter.
E antes que ele terimnasse de orar - apareceu Rebeca, formosa, virgem, a quem nenhum homem havia conhecido. Ela desceu a fonte, tirou água e subiu.
O servo correu-lhe ao encontro e lhe pediu água para beber: ela PRONTAMENTE abaixou seu cântaro e lhe deu e disse que tbm tiraria água para os camelos.(verso 18-19)
Ela não se importou
-que não conhecia aquele homem....
- que tinha acabado de encher o cântaro...
-que estava pesado...
- que teria que fazer todo o trabalho novamente...
- que isso ia atrasar -lhe...
Ela não se preocupou com nenhuma desculpa, com nada relacionado a ela, mas, PRONTAMENTE serviu o homem.
Rebeca foi um exemplo de mulher virtuosa, um exemplo para nós hoje, que estamos muitas vezes perdidas com tantas coisas para fazermos, tantos afazeres e não nos importamos em servir, em ver a necessidade dos outros que nos cercam. Só nos preocupamos com nós mesmas...
Assim como Rebeca o nosso caráter pode estar sendo testado, talvez por pessoas ao nosso redor, ou talvez por Deus mesmo.
Por causa da atitude de Rebeca, ela foi vista pelo servo como resposta de Deus. Foi para a casa de seus pais, contou-lhes tudo que se passara e Rebeca aceitou ir com ele. Sem pensar em nada disse: sim.
Que possamos pedir ao Senhor um coração humilde, que se preocupe com aquilo que é mais importante, que nossas prioridades sejam àquelas que estão no coração de Deus.
Que não nos percamos em meio às nossas responsabilidades, mas que estejamos sempre atentas à oportunidades de ajudar alguém, servir, fazer das necessidades dos outros a nossa prioridade.
A começar da nossa casa: marido (mãe/pai), filhos, amigos, desconhecidos...
Ajuda-nos Senhor, trabalhe em nossos corações. Precisamos de Ti!
Nenhum comentário:
Postar um comentário